top of page

13ª edição da Festa Literária de Boqueirão chega ao fim neste sábado (23)

Atualizado: 16 de fev. de 2024

Evento conta com uma programação cultural recheada de diversidade


Por Manuel Duarte


Crianças em apresentação no palco da FLIBO
13ª Edição da Festa Literária de Boqueirão (Foto: Reprodução/instagram @fliboparaiba)

Na última quarta-feira (20) tiveram início as atividades da tradicional Festa Literária de Boqueirão (FLIBO), no Cariri paraibano. Esta é uma ação pública de incentivo à leitura realizada anualmente na cidade. Em 2023 é celebrada a 13ª edição da festa, que oferece uma programação recheada de diversidade, contando com palestras, conferências, mesas-redondas, espetáculos culturais, shows musicais e outras ações. Este ano, a programação da festa se estende até o sábado (23).


A FLIBO foi criada em 2010, idealizada pela escritora, poeta, professora e historiadora Mirtes Sulpino, por meio da Associação Boqueirãoense de Escritores (ABES). "O que motivou a criação da feira literária de Boqueirão foi todo o movimento literário que começou a surgir na cidade a partir da criação da ABES visando a promoção e a divulgação dos escritores locais", conta Mirtes.


Este ano, a FLIBO homenageia o escritor e jornalista Efigênio Moura, natural do município de Monteiro, Paraíba. Efigênio é considerado um dos grades autores da literatura regional paraibana. "Agora, a gente celebra a vida e obra de Efigênio pela sua importância não apenas para o Cariri, mas também hoje ele é um escritor reconhecido a nível nacional. Suas obras têm muitos aspectos da nossa região, abordando também os nossos costumes, o nosso modo de falar, as nossas particularidades. É um gênio com uma grande obra", ressaltou Mirtes.


A Festa exerce grande importância para a agitação cultural no interior da Paraíba e Mirtes destaca esse protagonismo: "A FLIBO é importante nessa movimentação cultural porque, além de ser um evento, ela também é uma política pública de incentivo e fomento à leitura".


Com esse destaque, segundo a idealizadora, a Feira Literária deixa de pertencer apenas a Boqueirão, e ultrapassa seus limites territoriais: "A cada edição [a FLIBO] vai aumentando, começa a ter uma maior participação da sociedade, ultrapassa as suas fronteiras geográficas, a gente começa a receber escolas de outras cidades, pessoas que vem para Boqueirão para prestigiar todo esse encontro em prol da literatura e da poesia", afirmou.


Confira a programação do fim de semana:


Sexta-feira (22/09)

9h - Oficinas;

15h - Exibição do Documentário "A Década em que nada mudou" na Câmara Municipal;

19h - Bate-papo Literário "O Livro, a Leitura e a Literatura como Direito Humano" na Praça da ABES;

20h15 - Lançamento Literário "A Arte do Nevoeiro Indelével", de Maxwell F. Dantas na Praça da ABES;

21h15 - Apresentação Cultural "Voltando para Casa, Espetáculo Poético-musical" com Bianca Rufino na Praça da ABES;

22h15 - Show Musical com Buzão da Farra na Praça da ABES;


Sábado (23/09)

19h15 - Conferência de Encerramento com Homenagem ao Escritor Efigênio Moura na Praça da ABES;

20h30 - Homenagem ao Escritor Efigênio Moura na Praça da ABES;

21h - Apresentação Cultural com Companhia Raízes: A Lenda de Amor de Uma Boizinho pela Estrela Dalva na Praça da ABES;

22h - Show Musical com Sandra Belê.


Sobre a FLIBO

A Festa Literária de Boqueirão teve a sua primeira edição em 2010, homenageando a vida e obra do poeta Ronaldo Cunha Lima. Ao longo de suas edições, ela foi crescendo, atraindo cada vez mais entusiastas da cultura e abraçando mais autores regionais, como Ariano Suassuna - que assim como Ronaldo esteve presente na FLIBO -, Lurdes Ramalho, Maria Valéria Resende, Bráulio Tavares, entre outros.



Comments


bottom of page