Evento foi repleto de apresentações culturais e outras comemorações
Por Julia Nunes
Na noite de ontem (25), o projeto Zabumba Lá, que neste ano comemora os 40 anos do Maior São João do Mundo, realizou seu penúltimo encontro com homenagens ao cantor e poeta Amazan. A programação aconteceu no Teatro Municipal Severino Cabral, no Centro de Campina Grande (PB) e reuniu diversos cantores de forró, grupos musicais e quadrilhas.
A carreira musical de Amazan, que conta com mais de 30 anos de trajetória, incorpora trabalhos realizados tanto em carreira solo quanto em grupos de forró. O artista, que também ficou conhecido como "tocadô oficiá dos troperô" na década de 1980, quando fez parte do grupo Tropeiros da Borborema, hoje, contempla alguns dos hits mais tocados no período junino, tais como "Benedita Aparecida" e "Amor da Vaquejada".
Segundo o sanfoneiro, o convite feito pela secretária de cultura de Campina Grande, Gisele Sampaio, para ser homenageado na 3ª edição do Zabumba Lá representa um marco para sua trajetória como artista, pois "ser homenageado em vida é muito importante. Muitas vezes você só é lembrado quando não está mais nesse plano e no momento em que tem uma homenagem como essa pra assistir, eu acho muito gratificante," contou.
Durante o evento, Amazan cantou "A Cabritinha" ao lado do, também sanfoneiro, Fabiano Guimarães e foi celebrado através de apresentações de artistas como Ton Oliveira, Luizinho Calixto e Joselio Camelo, além da quadrilha junina Escurrega Mai Num Cai e do grupo Tropeiros da Borborema, que neste ano completa 41 anos de atuação no âmbito da dança folclórica e da música.
O evento, apoiado pela Secretaria de Cultura de Campina Grande (Secult), em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura da UEPB (Procult/UEPB) e a Fundação da Universidade Regional do Nordeste (Furne), está em seu terceiro dia, e já homenageou outros artistas como Capilé e o Clã Calixto. Além de Amazan, prestará homenagens à Elba Ramalho, no último dia de encontro (31).
Confira abaixo algumas imagens da programação de ontem.
Apresentações de Amazan, Ton Oliveira, Fabiano Guimarães e outras atrações do penúltimo dia da 3ª edição do Zabumba Lá - Foto: Rondinelle de Paula
Sobre o Amazan
Amazan nasceu em 05 de outubro de 1963 em Campina Grande, na Paraíba. Foi criado em Jardim do Seridó, no Rio Grande do Norte, mas depois de 19 anos, retornou a sua terra natal para iniciar a carreira musical. Neste período, tocou em grupos como Tropeiros da Borborema, Os Três do Forró e Festejo Nordestino. Atualmente, o sanfoneiro conta com mais de 20 discos em carreira solo, sendo "Lá Vai Forró" o mais recente, lançado em 2021.
Comments