O bloco vai homenagear Eneida Maracajá neste ano.
por Julia Nunes
Amanhã (16), o Bloco da Cinquentinha iniciará sua concentração às 15h no Centro Artístico e Cultural (CAC), localizado na Rua Getúlio Vargas, 44, Centro, em Campina Grande. O festejo carnavalesco contará com a participação especial de Gitana Pimental, Tony Show, Grupo Acuã da Serra e a Orquestra Jovens da Borborema.
Neste ano, o tema do bloco será “Eneida Agra, madeira de lei que cupim não rói”, a fim de homenagear a ativista cultural, Eneida Agra Maracajá.
“Eneida é alma viva em defesa da cultura e poética da cidade. Apaixonada pelas agremiações carnavalescas, principalmente, com bumba-meu-boi e ala ursas, envolvida com os blocos tradicionais da cidade, e ferrenha questionadora da tirada do carnaval de resistência dos dias de Carnaval.” conta o Pró-reitor de Cultura, José Cristovão de Andrade.
Para fazer jus à homenageada, o bloco também contemplará ativistas das artes visuais, cênicas, musicais e dançantes, além de grupos culturais, entidades e outros blocos da região.
Sobre o Bloco da Cinquentinha
O Bloco da Cinquentinha surgiu em 2016, a fim comemorar os 50 anos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Anualmente, o bloco homenageia figuras importantes à cultura popular, tais como Zé Neto, Jackson do Pandeiro, Lourdes Ramalho e outros, com o intuito reafirmar as atividades culturais entre a comunidade local e a universitária, através do Carnaval de Rua tradicional.
Comments