A oficina desenvolveu atividades para alunos da disciplina Técnicas de Entrevista e Reportagem e contou com a participação de artistas e produtores culturais locais.
Eduardo Gomes
23 de junho de 2022
O projeto Campina Cultural: a cultura como inclusão social na Região Imediata de Campina Grande realizou nesta quarta-feira (22) o I Oficinas & Conteúdos, com o tema: "Entrevistas para o jornalismo cultural: técnicas e estratégias". A atividade ocorreu na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A oficina teve como público-alvo os estudantes da disciplina Técnicas de Entrevista e Reportagem.
A convite do professor Dr. Antonio Roberto Faustino, os extensionistas Eduardo Gomes e Wanderson Gomes mediaram as atividades. A iniciativa também contou com a colaboração da monitora da disciplina Jornalismo Impresso, Lara Melo. A atividade esteve sob a supervisão da professora Drª Ada Guedes.
O foco da proposta foi orientar os estudantes para a preparação e condução de entrevistas voltadas para o jornalismo cultural. A oficina pode ser realizada graças à participação da documentarista Valtyennya Pires, do poeta Gabriel Diniz, do violinista e designer Erick Cabral, do vocalista e baixista Thiago D'Angelo, todos com produção cultural e artística na Região Imediata de Campina Grande.
O estudante Matheus Assis ressaltou a importância da oficina para a sua formação acadêmica. "Participar da oficina foi uma experiência incrível! A abordagem do grupo sobre assuntos nos quais vivenciamos trouxe uma sensação de que aprendemos de forma interativa. E a dinâmica praticada tornou ainda mais divertida a aplicação do conteúdo", comentou.
Sobre o projeto
O Campina Cultural é um projeto de extensão do Curso de Jornalismo da UEPB. Tem como objetivo estimular a prática do jornalismo cultural nas mídias digitais. Busca a promoção da diversidade cultural presente na Região Geográfica Imediata de Campina Grande, que é composta por 47 cidades paraibanas.
As ações seguem sob a coordenação da professora Drª Ada Guedes e conta com a colaboração do Pró-Reitor de Cultura (PROCULT/UEPB) Cristóvão Andrade. Atualmente a equipe é composta por sete estudantes do curso de Jornalismo da UEPB e possui o envolvimento de artistas, ativistas e produtores culturais paraibanos.
コメント