top of page

Conheça o coletivo que une mulheres da arte e da cultura campinense

Atualizado: 23 de fev. de 2022

O Coletivo Sonoras é um grupo de mulheres artistas e produtoras culturais paraibanas que compartilham histórias e ações que beneficiam a inserção feminina nos espaços artísticos e culturais em Campina Grande.


Esta rede de mulheres surgiu em 2016 após a primeira edição do Festival Internacional de Compositoras (Sonora). Na época, o evento desenvolvido em mais de vinte cidades, contou com a participação de compositoras da Argentina, da Espanha, da Irlanda, de Portugal e do Uruguai.

Graças à repercussão positiva do evento, a produtora cultural Vivi Stayner articulou para trazer o evento até Campina Grande de forma que pudesse envolver a música autoral a outras modalidades de arte. A proposta do Sonoras é ser um coletivo desenvolvido por mulheres e para mulheres, as quais tenham a oportunidade de permanecerem a frente de apresentações artísticas e mantendo um entrosamento que possibilitou a gênese do grupo.


Eu gosto muito de literatura, da questão poética, então nós começamos com música e poesia. Na segunda edição já trouxemos música, poesia, oficinas de percussão e abrimos o espaço para as artistas visuais. No caso dos homens, eles estavam lá para para prestigiar nosso trabalho, relata Vivi.

Participação feminina

Composto atualmente por seis integrantes fixas, sendo elas Adília Uchôa, Jéssica Melo, Joana Marques, Lua Alves, Renata Oliveira e Vivi Stayner, o grupo tem como marca registrada o trabalho colaborativo. As participantes relatam que desde o processo para a escolha do nome do coletivo que homenageia o evento - e que possibilitou o encontro destas mulheres - até o desenvolvimento das atividades culturais existe o consenso e a colaboração das participantes.

Lua Alves reforça que outra característica forte do Coletivo Sonoras é a espontaneidade. Qualquer mulher tem a possibilidade de se engajar nas atividades de forma não-obrigatória. As integrantes reforçam que participação em atividades avulsas, de acordo com o tempo e a disponibilidade de cada uma se mantém respeitada.


Eventos e contato

A partir da interlocução das mulheres deste grupo, foi possível a criação do espetáculo Aflorarte, que teve a sua mais recente edição em dezembro de 2020 e recebeu fomento cultural da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc e contou com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (SecultPB).


Diante da pandemia, realizar um espetáculo como o Aflorarte exigiu o empenho do grupo para realizá-lo de forma remota. Lua Alves comenta que houve uma articulação precisa, desde o planejamento até a execução e transmissão do espetáculo pelo canal do projeto no Youtube.


O Coletivo segue ativo, mesmo na pandemia, com encontros por meio de plataformas on-line. Para as mulheres que desejam participar, basta entrar em contato com qualquer uma das componentes do grupo ou através das redes sociais do Sonoras.


____________________

Reportagem: Eduardo Gomes e Bruna Araújo

Produção: Ana Luísa Rocha

Supervisão Editorial: Ada Guedes






















Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page