A cidade receberá um total de três exibições até o fim do mês
Por Julia Nunes
Na quinta-feira (13), a Cia Teatro Taipas apresentará o espetáculo "Catiço", escrito e dirigido pelo ator Thiago de Assis. A programação começa a partir das 19h no Teatro Severino Cabral em Campina Grande (PB) e contará a história dos campos de concentração do Ceará, através de um monólogo.
Inspirada no livro "O Quinze" de Rachel de Queiroz, a apresentação busca relembrar os campos que mantiveram milhares de famílias cearenses aprisionadas nos anos de 1915 e 1932, devido a seca no Nordeste. O ator Thiago Assis, que interpreta o personagem principal, Catiço, expressa toda revolta e medo vividos naquele período.
O processo de produção começou durante a pandemia e levou o ator até Quixeramobim (CE) para conhecer a história mais a fundo. Ele também fez questão de agregar contorcionismo contemporâneo moderno e referências as religiões de matriz africana, principalmente umbanda e candomblé.
"Ele traz essa inquietude da fome por desgovernos acerca de 1915 e 1932, por abrigar retirantes em currais do Governo, considerados em campos de concentração. Catiço conta a arte no detalhe de cada expressividade," conta Thiago Assis, autor do espetáculo.
Os ingressos para apresentação podem ser adquiridos de forma online ou presencial na bilheteria do Teatro Municipal Severino Cabral na noite do evento. O espetáculo também será exibido nos dias 27 e 28 de abril no Cine Teatro São José em Campina Grande.
Cia Teatro Taipas
A Cia de Teatro Taipas, idealizada pelo ator Thiago Assis, surgiu no início da pandemia, a fim de reunir artistas locais para criação de intervenções artísticas no Teatro Minerva em Areia (PB). Atualmente, a companhia é formada por uma contra-regra, uma iluminadora e um ator, mas conta com parcerias de músicos e dançarinos. Além de Catiço, o grupo tem mais dois espetáculos autorais, intitulados "Eu me chamo Beiju" e "Anteros - o deus do amor".
コメント