top of page

Projeto "Campina de Brincantes" ocupará ruas de Campina Grande neste final de semana

Projeto também prevê programação para o dia 12 de março


por Felipe José


Na noite desta segunda-feira (06), o palco do Cineteatro São José, em Campina Grande, recebeu artistas e ativistas culturais para o lançamento da primeira edição do projeto carnavalesco Campina de Brincantes, realizado pela Associação de Juventudes, Cultura e Cidadania (AJURCC). O projeto pretende celebrar o carnaval popular através de dois blocos e um baile que irão ocupar as ruas da cidade neste final de semana (entre 10 e 12/02).


Pôster oficial do projeto "Campina de Brincantes" com arte de papangus sorridentes em volta de um estandarte colorido com o nome do projeto
Pôster oficial "Campina de Brincantes" - Foto: Divulgação

A cerimônia de abertura, que teve início às 19h na noite de ontem, contou com o som de JB do Coco e convidados; a participação do Boi Fera do Bairro do Jeremias; exposição fotográfica e discotecagem de Gleydson Virgulino; e a exibição de um vídeo-performance intitulado "Eu sou Papangu, Nós somos Papangu".


O evento prestou homenagens à artesã e coquista Anita Garyballdi; ao dramaturgo e ativista cultural Álvaro Fernandes; aos Mestres Baixinho do Pandeiro e Benedito do Rojão; à incentivadora cultural Socorro do Rubacão; e a Zé Neto, fundador da escola de samba Unidos da Liberdade, falecido em 2019.


"A ideia era pensar um projeto que apoiasse os grupos que estão a margem do carnaval de Campina", explica Hélio Barbosa, membro da AJURCC e coordenador do projeto. "E fazer com que o carnaval de rua (popular, pé no chão, com os bois, com o maracatu, com a ciranda, com o coco) pudesse acontecer em Campina Grande com mais efetividade, com mais força e mostrando a resistência desses grupos em nossa cidade", complementa.


Confira a seguir a programação completa do projeto:

  • 10/02 - Bloco Arrasta Axé: com concentração no Museu de Arte Popular da Paraíba - MAPP, a partir das 18h, e cortejo até o Bar do Tenebra, na Rua Sebastião Donato;

  • 12/02 - Bloco Segura o Baque: com concentração no Centro de Cultura e Arte da UEPB - CAC, a partir das 13h, e cortejo até a Estação Velha;

  • 12/02 - Baile Cangerê: com concentração na Estação Velha;

  • 12/03 - Encontro de Bois Carnavalescos de Campina Grande: hora e local ainda serão divulgados.


Sobre a Associação de Juventudes, Cultura e Cidadania (AJURCC)

Fundada em 2004, a AJURCC é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve atividades de cunho político-social e artístico-cultural em defesa das mulheres, da população negra, de pessoas LGBTQIA+, dos povos tradicionais e camponeses e das juventudes.


Comentários


Os comentários foram desativados.
bottom of page