top of page

Queima de Flores encerra o Mês Mariano no distrito de Muquém, em Areia (PB)

Campina Cultural fez a cobertura completa da celebração


Por Julia Nunes


No último sábado (27), o distrito de Muquém, em Areia (PB), realizou a cerimônia da "Queima de Flores", que marcou o fim do Mês Mariano para a comunidade católica local. A celebração ocorreu na Igreja de Santa Luzia e reuniu fiéis de munícipios próximos ao distrito, além de visitantes de outros estados que foram à programação para que, através dessa tradição, prestassem suas homenagens à Nossa Senhora da Conceição.


A cerimônia, que foi reconhecida como Patrimônio Imaterial de Areia através da Lei nº 1.025/2021, começou por volta das 20h com a marcha dos "anjinhos" até o altar da igreja, momento que foi ensaiado dias antes do evento junto às crianças que participam da catequese. Em seguida, os fiéis recitaram cânticos e rezas à N. S. da Conceição como uma preparação para as cerimônias que viriam a seguir: a Queima de Flores e a coroação da santa.


No momento da queima, alguns fiéis participaram da cerimônia no manuseio das velas enquanto assistiam às crianças atirando na fogueira às flores trazidas para N. S. da Conceição ao longo do mês de maio. O seminarista da paróquia de Areia, Mauro Jorge, que participava da programação pela 1ª vez, descreveu o momento como uma forma de "fortalecer a fé e renovar as tradições que fazem parte da história da comunidade".


A tradição também é comemorada em setores vizinhos a Muquém, mas a celebração realizada pela comunidade é a que mais chama a atenção dos moradores, como no caso de Geanete da Souza, que veio de São Paulo para visitar a família em Remígio, mas fez questão de assistir o encerramento do Mês Mariano na Igreja de Santa Luzia, e ainda afirmou: "pretendo apresentar essa tradição para os meus filhos e netos."


Em entrevista, Luiz Custódio, professor do Departamento de Comunicação Social (Decom) da UEPB e fundador do 18º Folkcom "Seminário Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular", que neste ano inclui a Queima de Flores como parte de sua programação cultural, considerou a cerimônia "importante para valorização da cultura e da religiosidade popular".


Ao fim da programação, após a coroação da N. S. da Conceição, os fiéis também puderam confraternizar na quermesse sediada ao lado da Igreja de Santa Luzia, na qual também deu oportunidade para que os moradores da comunidade comercializassem alimentos e assim, arrecadassem fundos para outros eventos que possam ser realizados pela igreja.


Confira algumas imagens da cerimônia:

Cerimônia da "Queima de Flores" na comunidade de Muquém, em Areia (PB) - Foto: Ernandes Silva/ Victória Freitas


Sobre Muquém

O distrito de Muquém, em Areia (PB), foi oficializado no dia 11 de dezembro de 1964, pelo Padre Francisco Antônio Trindade, conhecido como Padre do Moquem. O nome da cidade surgiu quando uma anta que não tinha o movimento das pernas foi "moqueada", um processo de preparo de alimentos de origem indígena. Atualmente, a comunidade é conhecida por tradições como Boi de Rei, São João, Mês Mariano, Dramas e a Festa da Padroeira.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page