top of page

"Zabumba Lá" homenageia Clã Calixto nesta quinta-feira (18) no Teatro Severino Cabral

O projeto fará parceria com o 18º Folkcom da UEPB


Por Julia Nunes


Pôster oficial do "Zabumba Lá" - Foto:  - Campina Cultural
Pôster oficial do "Zabumba Lá" - Foto: Caroline Lucindo

Na noite desta quinta-feira (18), a partir das 19h, o Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, receberá o segundo dia da 3ª edição do evento "Zabumba Lá", que teve início na última quinta-feira (11) e segue até o próximo dia 31 celebrando os 40 anos do "Maior São João do Mundo" e homenageando artistas regionais. Na noite de hoje, os homenageados são os integrantes do Clã Calixto, reconhecidos pelo seu talento musical.


A família Calixto atua no ramo da música desde a década de 1950 e já teve seu nome ligado a artistas como Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga. Além disso, o trabalho do clã com o fole de oito baixos, a zabumba e a sanfona trouxe visibilidade pra música nordestina. Hoje, Luizinho Calixto e João Calixto estarão presentes para receber as homenagens, representando também os ex-integrantes Bastinho Calixto e Calixto (in memorian).


O "Zabumba Lá" é gratuito, mas está sujeito à lotação do espaço, por isso os interessados devem adquirir os ingressos previamente através desse site. Nesta noite, a programação contará com apresentações musicais de nomes como Biliu de Campina, Roninho Acordeon, Rangel Júnior, Kaká do Forró e outros. A quadrilha Expressão Junina e o Grupo Ariús também prestarão tributos ao trabalho do clã através da dança.


O evento é uma realização da Secretaria de Cultura de Campina Grande (Secult) em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura da UEPB (Procult/UEPB) e a Fundação da Universidade Regional do Nordeste (Furne). Além disso, compõe a programação cultural do 18º Seminário "Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular" (Folkcom), realizado pelo Departamento de Comunicação Social (Decom) da UEPB, que inicia no dia 01/06 e terá como tema "Folkcomunicação, cultura e religiosidade popular".


Em entrevista ao Campina Cultural, a secretária de cultura de Campina Grande (PB), Giseli Sampaio, explicou que o "Zabumba Lá" não poderia deixar de prestar apoio ao Folkcom, uma vez que "através da folkcomunicação, é possível explorar como as pessoas se comunicam e preservam valores culturais dentro de suas comunidades."


Roberto Faustino, professor do Departamento de Comunicação Social da UEPB (DECOM/UEPB) e um dos idealizadores do Folkcom, também ressaltou a importância dessas parcerias para o Seminário: "A parceria da Secult com a Procult/UEPB fortalece o projeto e permite que o nosso Folkcom conte com um evento que consideramos a apoteose de nossa programação cultural", afirma.


Nos dias 25 e 31 de maio, o festejo seguirá homenageando, respectivamente, o sanfoneiro Amazan; e a cantora Elba Ramalho, que também fará parte da programação do 18º Folkcom. Para Goretti Sampaio, que coordena o "Zabumba Lá", o evento é uma forma de "perceber a legitimidade das expressões culturais que se exercem nesse projeto como proposta de memória e valorização".


A programação desta noite também será transmitida ao vivo pela TV Nordestina e os interessados poderão assistir através desse link.


Sobre o Zabumba Lá

O projeto "Zabumba Lá" surgiu no ano de 2022, através da secretária de cultura de Campina Grande (PB), Giseli Sampaio, com o apoio da professora aposentada do DECOM/UEPB, Goretti Sampaio. A ideia é valorizar as produções culturais regionais por meio do evento. Além do clã Calixto, o "Zabumba Lá" já homenageou Biliu de Campina, Dedo de Ouro, Capilé, entre outros artistas.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page